Você Pergunta. Nós Respondemos
Perguntas Frequentes
Você encontrará respostas para todas as suas perguntas mais comuns relacionadas aos serviços prestados aqui.
O que é bombordo, boreste e estibordo?
Bombordo, representado pela sigla BB, significa o lado esquerdo da embarcação. Esse nome vem da época das antigas navegações.
Quando os navios desciam o Atlântico ao longo da costa africana tinham a sua esquerda à terra com seus respectivos portos (bom bordo), e do lado direito havia apenas o mar e o desconhecido.
Boreste, BE, é o novo nome usado para se referir a Estibordo. O termo foi adotado pela Marinha de Guerra do Brasil em 1884 ao invés de estibordo para evitar confusão com bombordo. Como as duas palavras são muito parecidas, estibordo passou a ser substituída por boreste, por questão de segurança na navegação, principalmente nas vozes de manobra ou em condições de mal tempo em que é difícil distinguir bombordo de estibordo. A cor da luz situada à bombordo de um navio é vermelho/encarnado (acredita-se que está relacionado ao coração e à saudade). Ela serve para alertar, durante à noite, as outras embarcações. Na numeração de compartimentos, quando o último número é par, refere-se a um espaço a bombordo. Bombordo em inglês é porthand ou port.
Estibordo, representado pela sigla EB, é o lado direito de uma embarcação, voltado para a proa. No antigo francês, dizia-se stribord – que, por sua vez, veio do neerlandês stierboord (do lado do leme). O lado estibordo de uma embarcação deve ser sinalizado, durante à noite, por uma luz de navegação verde. Quando duas embarcações se aproximam em rumos contrários, as duas devem partir a estibordo de forma a passar bombordo com bombordo. A numeração de compartimentos, quando o último número é par, indica um espaço a estibordo. Em inglês, estibordo é starboard.
Boreste, BE, é o novo nome usado para se referir a Estibordo. O termo foi adotado pela Marinha de Guerra do Brasil em 1884 ao invés de estibordo para evitar confusão com bombordo. Como as duas palavras são muito parecidas, estibordo passou a ser substituída por boreste, por questão de segurança na navegação, principalmente nas vozes de manobra ou em condições de mal tempo em que é difícil distinguir bombordo de estibordo. A cor da luz situada à bombordo de um navio é vermelho/encarnado (acredita-se que está relacionado ao coração e à saudade). Ela serve para alertar, durante à noite, as outras embarcações. Na numeração de compartimentos, quando o último número é par, refere-se a um espaço a bombordo. Bombordo em inglês é porthand ou port.
Estibordo, representado pela sigla EB, é o lado direito de uma embarcação, voltado para a proa. No antigo francês, dizia-se stribord – que, por sua vez, veio do neerlandês stierboord (do lado do leme). O lado estibordo de uma embarcação deve ser sinalizado, durante à noite, por uma luz de navegação verde. Quando duas embarcações se aproximam em rumos contrários, as duas devem partir a estibordo de forma a passar bombordo com bombordo. A numeração de compartimentos, quando o último número é par, indica um espaço a estibordo. Em inglês, estibordo é starboard.
Tensão elétrica ou voltagem?
Em eletricidade uma das grandezas elétricas mais famosas é a voltagem, apesar de esta palavra não existir. Sim é isso mesmo a palavra voltagem é um termo popular mas não existe em eletricidade. Vamos explicar isso direito.
A grandeza elétrica que erroneamente é chamada de voltagem nada mais é do que a tensão elétrica, que também pode ser chamada de diferença de potencial elétrico (DDP). A palavra voltagem exite pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra voltagem.
A grandeza elétrica que erroneamente é chamada de voltagem nada mais é do que a tensão elétrica, que também pode ser chamada de diferença de potencial elétrico (DDP). A palavra voltagem exite pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra voltagem.
Qual a diferença entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva?
De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.
A preditiva, por outro lado, consiste na verificação regular dos equipamentos, buscando antecipar problemas e evitar que a manutenção corretiva aconteça, reduzindo os custos.
A preditiva, por outro lado, consiste na verificação regular dos equipamentos, buscando antecipar problemas e evitar que a manutenção corretiva aconteça, reduzindo os custos.
O que é a indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Como saber se o alternador esta carregando?
Com motor parado e chave e ignição, relógio deverá medir em +-12V, ao ligar o motor em marcha lenta a tensão no relógio deverá subir entorno de 13V a 14,5V.
Como funciona um gerador?
Geradores de energia convertem energia mecânica em energia elétrica, para isso acontecer o gerador depende de indução eletromagnética. O dínamo é um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos e converte a energia mecânica existente na rotação do eixo.
O que é divisor de carga?
O Divisor de Carga combina os bancos de baterias durante seu carregamento de forma automática, fazendo com que dois bancos de baterias recebam carga simultaneamente. Mais isolados um do outro.
Qual usar? soft starter ou inversor de frequência?
Quando o objetivo é o simples acionamento do motor, usamos o soft starter. Sob o mesmo ponto de vista, quando além da partida, você tiver que conseguir automatizar o processo, deve-se utilizar o inversor de frequência.
Envie-nos suas perguntas abaixo
Faça sua Pergunta
Você está perplexo com um projeto ou problema? Não se preocupe - estamos aqui para ajudar.